A História do Pai Natal

A História do Pai Natal através do tempo

sao-nicolauA personagem do Pai Natal foi inspirada em São Nicolau Taumaturgo, um arcebispo da Turquia, no século IV. Nicolau era um homem bom que ajudava quem tivesse dificuldades financeiras, colocando um saco com moedas de ouro na chaminé das casas dessas pessoas (anonimamente). A transformação em símbolo natalício aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Uma das pessoas que ajudou a dar força à lenda do Pai Natal foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura de Nova Iorque, que escreveu um o poema para os seus 6 filhos com o titulo: Uma visita de São Nicolau, em 1822. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que São Nicolau viajava num trenó puxado por renas e que entrava pela chaminé.

É amplamente divulgado que a Coca-Cola seria a responsável pelo actual visual do Pai Natal (roupas e brancas com cinto preto), mas está historicamente comprovado que o responsável por sua roupa vermelha foi o cartoonista americano Thomas Nast, em 1886 através de revista “Harper’s Weeklys”. Até a,í o Pai Natal era representado com roupas de inverno, com outras cores. O que se passou foi que em 1931 a Coca-Cola lançou uma grande campanha publicitária, que teve muito sucesso mundial e na qual vestiu o Pai Natal com as cores vermelha e branca, cores que coincidiam com as do seu rótulo. No entanto a Coca-Cola foi apenas responsável por ajudar a difundir a imagem do Pai Natal e não a cria-lo.

O mito das renas foi inventado na Europa, no século XIX. As renas do Pai Natal são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando-o a entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal.

painatalRodolfo é a rena que por possuir um nariz vermelho e brilhante, ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, com a sua entrada no grupo, as renas do Pai natal passaram a ser 9 e não 8 como nos trenós tradicionais. Tal lenda foi criada em 1939 e retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998).

As renas chamem-se: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

Fonte: wikipédia

3 comentários em “A História do Pai Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *